Criatividade não dá em árvore

Esperar tranquilamente que a ideia genial chegue e "mude tudo" quase nunca é a melhor forma de conseguir criar algo. Também não ajuda muito reclamar que "não é criativo". Quase sempre o processo de criação de qualquer coisa é precedido de muitas tentativas fracassadas. Para criar é preciso estar disposto a testar muitas ideias, recomeçar quantas vezes for preciso e lembrar que a cada ideia que não prospera te levou mais adiante no processo de criação. Não existem fórmulas mágicas, mas alguns passos podem ajudar muito no processo de criação:
* escreva, escreva e escreva. Anote ideias, por mais absurdas que sejam. Use o meio que quiser (digital ou físico), mas tenha sempre à mão algo em que você possa gravar todas as ideias que tiver.
* desenvolva ao máximo cada ideia, não importa o qual absurda seja. Não bloqueie suas ideias logo no inicio. 
* não se incomode se suas primeiras ideias "não mudem o mundo". Na verdade, criar coisas úteis envolve trabalhar com o desconhecido, portanto, no começo ainda não é possível prever o quanto uma ideia ingênua pode "mudar o mundo".
* leia coisas novas, converse com pessoas diferentes e sobre assuntos diferentes. Criar, quase sempre, significa enfrentar o desconhecido.
Se quiser mais insights sobre criação, recomendo o podcast do Bastter, disponível em: Bode do Bastter 65 Criatividade não dá em árvore

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENTREVISTA COM JEOVÁ BATISTA DA SILVA

O P/L de uma ação como medida de racionalidade do investidor

A Sabedoria da Babilônia: Por que os Jovens Precisam Aprender sobre Educação Financeira