Luiz Barsi Filho, o "Rei da Bolsa"
imagem disponível em: https://www.infomoney.com.br/tudo-sobre/luiz-barsi/
Luiz Barsi Filho é o maior investidor pessoa física na Bolsa de Valores de São Paulo e uma das maiores referências em investimentos no país. A fortuna dele foi avaliada em cerca de R$ 2 bilhões em agosto de 2019, pelo jornal O Estado de S. Paulo. A atual situação, no entanto, é muito diferente da que ele enfrentou na sua infância. Órfão de pai logo no primeiro ano de vida, começou a trabalhar ainda muito jovem, como engraxate e aprendiz de alfaiate.
Aos 14 anos, ingressou em uma corretora de valores. Depois conseguiu uma formação técnica em contabilidade, que, aliada às formações posteriores em Economia e Direito, o capacitaram na difícil arte de estudar os balanços das empresas onde investiria suas economias.
Após constatar que o sistema previdenciário não lhe garantiria uma boa aposentadoria, elaborou uma estratégia de investimentos que chamou de "carteira previdenciária". Em resumo, comprar ações de boas empresas, situadas em setores "perenes" da economia, e que pagassem bons dividendos (parte do lucro das empresas que é dividido entre os acionistas de acordo com o número de ações que cada um possui) e que estivessem, por algum motivo, sendo negociadas com "desconto". Desde então manteve-se fiel à estratégia, e o tempo confirmou o acerto de suas decisões.
Seu objetivo não é revender as ações quando elas aumentam de preço, mas sim acumular o maior número possível de ações, garantindo assim bons dividendos. Barsi coloca-se, desde sempre, contra os movimentos especulativos, que miram o lucro apenas com as oscilações no preço das ações. Para ele, investir em ações é associar-se a projetos, a empresas, e não apenas comprar papéis.
Sua fortuna, no entanto, não alterou seus hábitos simples. O trajeto para o trabalho é feito de metrô, veste-se com simplicidade e é presença constante em entrevistas nos canais de investimentos, onde revela, sem ressalvas, suas estratégias de investimento. Seus conhecimentos estão sendo repassados agora principalmente por uma de suas filhas, Louise, que junto com outros dois amigos fundou a empresa "Ações Garantem o Futuro", com a missão de ensinar a metodologia de investimentos do pai.
Comentários
Postar um comentário